20 dezembro 2007

Melhoria continua

Não, infelizmente não vou falar sobre melhoria contínua. O título do post é só uma referência vaga ao belo nome que o ViniciusTeles arrumou para a ImproveIT.

Enfim, não tenho como não me expressar sobre o último post do Vinicius no site da ImproveIT. Há tanto para se refletir e discutir a respeito dele que nem vou me atrever a entrar em detalhes. Só gostaria de mencionar a forma como as coisas se parecem pra mim.

Lembro bem a primeira vez que vi o livro de XP do Vinícius numa livraria. Tava esperando a hora do cinema, mexendo nos livros e então me deparei com o livro dele: XP. Caramba, já tem gente falando de XP no Brasil, que massa!

Fiquei empolgado mesmo, pois na época nunca imaginava que o XP ia prosperar tanto. De lá pra cá (lá se vão uns 2 ou 3 anos), é simplesmente impressionante como o próprio conceito Agilidade se incorporou na cultura empresarial brasileira.

O Vinícius comentou no referido post exatamente a visão que tenho sobre a disseminação do Scrum e sua relação com todo esse movimento de agilidade. É bem verdade que o Scrum trouxe essa visão oportunista (pra não dizer vigarista/charlatã) que ironicamente alavancou as coisas por aqui. É duro que nosso país viva nessas sombras imperialistas até hoje, especialmente na área de tecnologia...

Mas por outro lado, notemos a importância de iniciativas como a do Vinicius e da ImproveIt. A quantidade de comentários solidários no post, num período muito curto de tempo (algumas horas) ilustra o tamanho da comunidade que se formou em torno deles. (Da qual, aliás, também faço parte.)

Claro que eu também teria rios de opniões pra debater todos os pontos levantados naquele post, mas vou me conter a felicitar o pessoal da ImproveIt pela coragem e pela sinceridade da iniciativa.

Por um lado, a notícia causou certa tristeza, pois teve um leve tom de "desistência" diante das incoerências desse mercado. Mas por outro, estou tranqüilo, pois sei que o Vinícius e os demais da ImproveIt continuarão "por perto", participando e contribuindo para o amadurecimento de nossa "indústria", como sempre estiveram. Certamente ainda veremos palestras, podcasts, posts, artigos e tudo mais.

Obrigado Vinícius!

Nenhum comentário:

Postar um comentário