18 junho 2008

GIT

Pra quem ainda não sabe, GIT é o sistema de controle de versão que tem se popularizado muito rapidamente (especialmente entre a comunidade Rails) depois que o Linus Torvalds fez essa apresentação no Google:




O video é bem engraçado, vale a pena assistir. O Linus é mesmo um gênio no que diz respeito a sua capacidade de agregar, criar entropia, motivar... Ou no mínimo atiçar a curiosidade :-)

Desde que participei da definição do processo de desenvolvimento da Mirante, tenho me envolvido e me interessado por sistemas de controle de versão e por gerência de configuração em geral. De lá pra cá, passei por SourceSafe, CVS e Subversion.

Sinceramente, depois do SoftwareConfigurationPatterns e no VersionControlWithSubversion - li ambos quase que de cabo a rabo - e de ter usado e ensinado um monte de gente a usar branches, achei que entendia de SCM.

A algumas semanas, desde que comecei a ter contato com o GIT, tenho percebido que a disciplina ainda pode ser bem mais interessante. Não apenas sob o aspecto técnico da coisa, mas também - e principalmente - sob o da colaboratividade e do modelo bazar. (Vide GitHub !!!)

Confesso que, quando comecei a usar o GIT pra ajudar com a tradução do WhysPoignantGuideToRuby fiquei um pouco atrapalhado. A estrura do sistema é um bocado diferente do SVN, então não entendi tudo de primeira.

Lendo o tutorial do Akita, já conseui ter uma idéia melhor e começar a trabalhar. Precisei de mais umas ajudinhas do CarlosBrando e acabei conseguindo me virar.

Agora, vou te contar... Depois de assistir à palestra que o ScottChacon apresentou na última RailsConf, aí sim as coisas ficaram claras!

Além do ótimo conteúdo, o formato da apresentação é uma verdadeira aula de como se utilizar transparências para apresentar um conteúdo técnico. Não foi a toa que, no meio da apresentação, ao concluir a explicação de um único tópico, algumas pessoas da platéia o aplaudiram como se fosse o fim da apresentação (de "brincadeira", claro!), tamanha foi a clareza e capacidade de comunicação dos slides.









Vejam aqui a versão "screencast" que ele fez. (A versão gravada no auditório tem uns cortes brochantes!) Dá pra assistir online, mas vale mais a pena baixar a versão em alta qualidade e assistir com calma. A apresentação toda dura quase uma hora!



Bom proveito!

Um comentário: