02 maio 2010

Pesquisa sobre TDD

Estou bastante envolvido com a pesquisa para minha dissertação de mestrado, que pretendo desenvolver até o fim do ano, se Deus quiser.

Nas útimas semanas tenho passado por uma turbulência forte, mas de um jeito ou de outro vamos chegar no final :-)

A boa nova é que começamos a cooperar mais de perto eu, a Cláudia e o Maurício. Estamos tendo boas disscussões. Espero que saia alguma coisa boa daí!


Pra quem esta interessado em ler um pouco a respeito, eu havia publicado aqui algumas referências no começo da pesquisa, ano passado. Prometo atualizar essa lista em breve!

O mauricio tb compartilhou algumas referências e um paper que ele apresentou no 1st International Workshop on Test-Driven Development (TDD2010). (Parabéns Mauricio \o/).

Outra referência legal é a edição especial que o IEEE lançou em 2007 sobre TDD. (Siga os links '2007 vol.24' e depois 'Issue No. 3 - May/June', não consegui achar um link direto :-/), sobre a qual a InfoQ publicou uma entrevista muito boa com o Erdogmus.

Eu publiquei uma besterinha na XP2010 sobre minha opinião quanto aos estudos que pesquisei (uhuuuu!) Assim que tiver um link eu posto aqui. Pretendo disponibilizar outros textos que escrevi até agora. Vou me organizar e coloco os links por aqui em breve.

Seria legal fortalecermos e unirmos mais os grupos de pesquisa em TDD no Brasil. Se vc tb está nessa (ou se pretende entrar) deixe um comentário ou entre em contato de qq outra forma e vamos unir as forças! Ou pelo menos trocar algumas figurinhas ;-)

o/

2 comentários:

  1. Bruno, esse assunto me motiva a cada dia. Ainda não manjo nada disso, mas vou usar suas referências para começar a engatinhar nisso.

    Valeu pelas referências.

    --
    Vinicius Assef.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, li sua matéria na Java Magazine e me interessei ainda mais pelo assunto. Também sou de Brasília (me formei na UnB) e estou querendo voltar para o mestrado. Até o momento ainda não tinha muito idéia do que seguir, mas o fato de saber que você está fazendo algo ligado a TDD acendeu uma luz!

    Você teria alguma dica de outras coisas - ligadas a TDD ou a outras práticas ágeis - que poderiam levar a alguma pesquisa de mestrado?

    Abraços e parabéns.

    André Thiago

    ResponderExcluir