22 abril 2012

Como organizar suas leituras?

Você tem a impressão de que não lê nem a metade dos textos pelos quais se interessa? Você abre um monte de abas no navegador com coisas que gostaria de ler e não lê nunca?

As coisas interessantes aparecem bem mais rápido do que a gente consegue ler.

E o pior: quando a gente para no sábado com vontade de ler alguma coisa, nunca lembra daquele artigo que um amigo mandou.

Esquisito né?

Um monte de coisas que você gostaria de ler aparecem quando não se pode parrar pra ler. Elas se acumulam todas entulhadas num canto, te atrapalhando durante dias, e te lembrando de que você precisa arrumar algum tempo pra ler. Aí quando você finalmente tem tempo pra ler alguma coisa, não lembra deles...

O que há de errado, afinal?!

Simples: você precisa de uma caixa de entrada pras suas leituras.


O que é uma caixa de entrada?

É um lugar que se usa pra guardar as coisas na hora que ela aparecem. Apareceu um texto interessante, joga lá!

E pra que você precisa de uma caixa de entrada? 

Por dois motivos: primeiro pra não precisar parar o que está fazendo, já que você não vai mesmo poder ler naquela hora; segundo pra não perder as coisas que quer ler, e pra saber onde procurar quando for dedicar um tempinho pra leituras.

A caixa de entrada evita que você tenha que pensar onde aquilo deve ser anotado, como deve ser anotado, ou mesmo SE aquilo merece ser anotado. Ela funciona segundo a mentalidade do brainstorm: vá pela quantidade, não pela qualidade.

Se estiver na dúvida sobre se alguma coisa vale a pena ser lida, anote! Se não for útil você joga fora na hora de limpar a caixa de entrada. Assim você não para o que está fazendo e nem deixa as coisas entulhadas em abas abertas, esperando que você possa decidir onde elas devem ser guardadas.

A limpeza da caixa de entrada é um assunto a parte. Tem muita coisa pra se aprender sobre caixas de entrada, mas essas são outras histórias. Por enquanto, a melhor coisa é tentar se acostumar com esse processo mínimo: 

Apareceu uma leitura legal, guarda. Quando quiser/puder ler alguma coisa, volta nessa lista pra procurar.

Pra quem gosta de dicas de ferramentas, eu uso e recomendo o Instapaper. O Safari já vem com uma 'lista de leituras' que deve servir bem, e acredito que outros browsers também devem ter algum plug-in que resolva. Mas na prática qualquer coisa serve. Até um arquivo texto no seu desktop ou uma pasta com emails enviados pra você mesmo!

Ache alguma solução e experimente. Você vai ver como suas leituras vão acumular menos ;-)

[edit] Veja os comentários para mais algumas dicas de ferramentas.



6 comentários:

  1. Outra ferramenta: Pocket (antiga Read It Later). Vantagem: a aplicação para iOS é gratuita.

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  2. Eu uso o conceito de inbox há algum tempo. No caso, minha ferramenta de `Read it later` é o próprio gmail. Como temos várias fontes de informação (twitter, rss, email, outras redes sociais), eu centralizo tudo no gmail. Isso se torna fácil desde o momento em que essas fontes de informação ofereçam bons recursos de sharing. Os recursos de sharing em smartphones é bem adotado, sempre conto com eles sem problemas.

    Eu comentei um pouco sobre o assunto, só que voltado para a utilização real de toda informação que chega para nós: http://goo.gl/TKBj0

    []s

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  3. +1 pro Pocket. Estou usando no Android e Web.

    http://getpocket.com/

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  4. Brunão,

    Eu usava o instapaper mas por indicação do [sábio] @brandizi migrei pro www.readability.com que tem uma interface bem melhor e uma integração mais legal com o kindle.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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