08 abril 2012

Porque Javascript?

Quem me acompanha já deve ter percebido que tenho andado bem empolgado com os últimos desenvolvimentos em torno do ecosistema Javascript.

Já se vão 2 anos desde que comecei a expressar esse interesse. Mas foi mais recentemente que a coisa ganhou mais ênfase. Tenho postado montes de coisas no meu twitter, tenho proposto e incentivado um monte de dojo's relacionados, e tenho colocado algumas coisas em prática programando o MapaDaProva.

Embora minha escolha padrão para aplicações web *ainda* seja o Rails, confesso que estou me segurando para poder usar de verdade e me tornar fluido com Node, pra poder "ligar os pontos" de vez. (No Mapa, já usamos JS em quase toda a interface (com Backbone) e no banco de dados, com Mongo. Agora só falta tirar o Ruby do meio do caminho ;-))

Há tempos que venho estruturando as idéias para escrever sobre o porque eu acredito que JS *já é* a melhor opção de arquitetura (full-stack!) pra desenvolver para web, mas confesso que ainda não consegui me organizar de novo pra tocar esse blog como gostaria. Espero que esse possa ser o começo! =)

Enquanto isso, creio que esse post do Dan North possa servir para aqueles que quiserem ler a respeito. Está super bem escrito, bem leve (embora profundo) e divertido. Vale a pena! Aliás, foi só por ter relido ele hoje que eu resolvi vir aqui escrever, então faz uma coisa por nós dois: vá ler!

Um comentário:

  1. Legal, Brunão! Também tenho intensificado meus estudos em JS. Atento e ansioso para os próximos post no expresso.
    Abraço!

    ResponderExcluir