06 fevereiro 2009

GTD.reset()

O final de 2008 (e o começo de 2009) estão sendo especiais pra mim. Cheguei no final do ano voltando de férias (viajei em novembro). Apesar de ter estado "aéreo" por um mês, quando voltei foi como se não tivesse ido. Todos os problemas vieram à tona novamente, e voltava aquele sentimento de sobrecarga, muitas coisas pra resolver, e tal. Estava eu novamente me segurando pra não explodir com o primeiro que chegasse com mais qualquer coisa pra resolver.


Poucos dias antes do natal, recebo a notícia de que as inscrições no mestrado da UnB terminariam no dia 06 de fevereiro (hoje). Naquele momento a noticia me caiu como uma bomba. Apesar das férias, meu cansaço intelectual era tanto que não cogitava nem de longe que fosse possível eu me inscrever a tempo. Pra se inscrever no mestrado a gente precisa ter um plano de pesquisa. (Já parou pra pensar o que é isso?) e pra isso, precisa de... ... ... um plano! Meu Deus!

Pra ter um plano, preciso ter um objetivo claro, preciso ter uma boa idéia do que a ciência anda pensando a respeito (ler muito), e... caramba! Nem sequer um tema eu tinha! :-o 1 mes de prazo, um saco (bem) cheio, e não mais que alguns interesses na manga... :-(

Foi aí que "sem mais nem menos" me volta à memória o GTD.

Durante todo o ano de 2008, eu fiquei.. hum... "brincando" de GTD - havia passado o olho no livro, achado o maior barato, mas não tinha lido de verdade, e achava que tinha entendido tudo só olhando as figuras. Té parece :-/

Mas então resolvi parar e ler o diabo do livro. Minha estratégia inicial era ler o livro todo, de cabo a rabo (como não costumo fazer) e entender o todo. Depois via como fazia.

Antes da metade eu não pude mais me conter, joguei o livro de lado e comecei a coletar minhas coisas.


O resto da história eu conto com calma, em outros posts.

O importante é que estou comemorando hoje não a inscrição no mestrado (pois o resultado sai só na semana que vem), mas o cumprimento de uma meta que pelo menos pra mim foi maravilhosa. Um mês depois, estou me sentido leve como poucas vezes na vida. Meus compromissos estão todos (absolutamente todos) sob controle e meus fins de semana estão sendo tão profundos que é como se estivesse de férias.

2 comentários:

  1. Hell yeah!

    Soa muito bom, Asa.

    Tentarei deglutir a referida pérola.

    Um abraço,

    Johnson

    ResponderExcluir
  2. Legal Pedroso.

    O Livro realmente vale a leitura pois é bom e simples. E o simples é mais caro como diz um amigo.

    Eu também estou iniciando a colher os benefícios dele e estou achando bom.

    ResponderExcluir