05 julho 2011

Dojo, Capoeira, e muita discussão produtiva!

Esse post é o follow-up do OpenSpace que fizemos no 3o dia da AgileBrazil2011, sobre sistemas de mérito e reputação da Capoeira aplicados ao contexto dos grupos de coding-dojo.

Chegamos ao fim de outro AgileBrazil. O evento desse ano foi muuuuuito rico (pelo menos pra mim)! Um dos pontos altos foi ter apresentado minha palestra sobre Dojo e Capoeira, que rendeu um OpenSpace muito legal onde discutimos sobre o assunto. No evento do ano passado eu já tinha tentado motivar um outro OpenSpace sobre o assunto, mas acho que a idéia ainda precisava de algum amadurecimento e a conversa não vingou... Dessa vez parece que foi =)



O assunto em si, que apresentei na palestra, vou deixar pra um outro post, dedicado, que possa ficar como legado pra posteridade. Mas resumindo muito, apenas pra contextualizar, a proposta que apresentei foi a de desenvolver o sistema de reconhecimento nas comunidades de coding-dojo como alternativa ao modelo de mérito predominante no nosso mercado, baseado em certificações.

A idéia é se espelhar nos sistemas de graduação dos grupos de capoeira, e na história da nossa arte-luta, pra justificar e embasar o cultivo consciente de um mecanismo de reconhecimento que seja coletivo, contínuo, méritocrático e diverso.
A intenção principal é tentar equilibrar os relacionamentos dentro do grupo para talvez aumentar a retenção das pessoas, e a valorização social da prática (com todo o cuidado e a precaução necessários para não desvirtuar a prática e seus valores).

A proposta se concretiza hoje no desenvolvimento do DojoSpot, cuja intenção é funcionar mais ou menos como o StackOverflow, criando um sistema de reputação baseado no comprometimento das pessoas com a prática - só que nesse caso envolvendo a presença e a participação real (não apenas virtual, pelo site) das pessoas nos encontros.

O OpenSpace que organizamos no terceiro dia da AgileBrazil foi incrível! Juntamos umas dez pessoas que discutiram e refletiram sobre a proposta, seus pontos fortes e fracos, e deram várias idéias ótimas para evoluir a coisa.



A intenção agora é reunir os interessados em continuar a discussão nessa lista de emails, que acabei de criar:
 
http://groups.google.com/group/dojo-capoeira

Se vc está interessado, entre lá e se apresente.
Daqui pro fim de semana a gente dá início às discussões.

o/

Um comentário:

  1. Estive presente e foi realmente um papo muito excelente. Um dos melhores momentos do AgileBrazil.

    ResponderExcluir